quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Toninho Borges

Toninho Borges




Natural de Araçuaí, Minas Gerais, em pleno Vale do Jequitinhonha, Toninho Borges cresceu ao som da viola do seu pai Manoel Esteves. Quando criança já tocava caixa nas folias de Santo Reis na comunidade rural onde nasceu. Logo aprendeu a tocar violão e compor suas cantigas.
Aos poucos herdou influências de duas tradições musicais marcantes: a música harmoniosa e de melodias fabulosas dos cantos de Minas, que nos presenteou com o Clube da Esquina e dezenas de grandes compositores e, de outro lado, a musicalidade nordestina com as influências da Bahia, que faz fronteira com o Jequitinhonha, e que igualmente, padece com os problemas da seca.
E Toninho Borges cresceu neste ambiente, e acabou participando de vários grupos musicais, festivais de canção, circos mambembes e cantorias por vários estados do Brasil.
O resultado pode ser sentido em suas canções capazes de levantar a poeira da estrada, e retratar os costumes, a cultura e a linguagem simples do povo com um toque leve de saudade e romantismo. O trabalho profissional teve início nos anos 80 e desde então vem se apresentando pelo Brasil, lançando seu primeiro disco em janeiro de 1991. No montante já foram produzidos dois discos de vinil e 11 CDs, todos com produção independente.
Dizem que Palmas é uma verdadeira babel cultural. Última cidade planejada do século XX pra cá veio gente de todas as regiões do país, e muitos estrangeiros. Uma nova fronteira econômica e cultural. E foi aqui também que Toninho Borges escolheu morar com sua família. Figura conhecida da noite, onde toca em vários bares e restaurantes, é também figura garantida no Salões do Livro, em eventos institucionais e festas particulares, onde seu nome é sempre lembrado pela versatilidade, repertório seleto, a voz aveludada, e o jeitinho de solidário e quieto de mineirinho que cativa a qualquer um.
Ecologia, elementos históricos, questões sociais e, fundamentalmente a gente simples, são elementos sempre presentes em suas composições. Canta e encanta ao interpretar grandes compositores brasileiros, e também ao nos apresentar o seu trabalho autoral, cheio de influências da melhor música do mundo, a Música Popular Boa.




Discografia

Trilhas de Cantigas – 1991/ LP disco vinil.
Estrela Guia – 1993/ LP Disco.
Minas Encantada – 1997/ K7.
Forró Temperado – 2000/ CD.
Seresta Especial - 2001/ CD.
Ao Vivo em Itaipé – 2002/ CD.
Caminhos do Jequitinhonha – 2004/ CD.
Origens e Lembranças – 2006/CD
Toninho Borges ao Vivo no SESC – 2007/ C.
Grandes sucessos – 2008/CD;
Da Caatinga ao Serrado – 2009/CD
Uma noite de Saudade - 2010
Salão do livro ( Edição Especial) 2010

Vídeos

Participação em eventos culturais

Apresentação no Café Literário do 4º, 5º e 6º Salão do Livro – Palmas /TO;
Apresentação nos projetos “Happy hour” e “Aperitivo sonoro” do SESC-Palmas/TO
Apresentação no Programa Mesa de Bar, com Welington Ribeiro, Rede- Sat, ano 2007, com reapresentação em 2008 e 2009 - Palmas/TO
Apresentação no Programa “30 minutos com Helder Peixoto”, na Rede Sat, no ano de 2007, 2008, 2009- Palmas/TO.
Apresentação no Programa Rancho Raízes, Rede Sat, no ano de 2005, 2007, 2008, 2010- Palmas/TO.
Apresentação no Projeto “Arte na Praça”, em 2009- Teófilo Otoni/MG.
Apresentação no aniversário  da cidade de Caraí/MG em 2009.
Apresentação no aniversário da cidade de Itaipé – MG
 

Contatos

ORKUT               FACEBOOK                PALCO MP3

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário