quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Genésio Tocantins

Genésio Tocantins


Compositor, Cantor e Instrumentista,Genésio Sampaio Filho , natural de Goiatins, TO aprendeu a tocar violão de forma autodidata. Seu pai era lavrador, trovador e cordelista. Com o pai aprendeu a cantar versos em feiras de sua região de nascimento. Com a mãe frequentou rodas de folias onde aprendeu cantos do divino. Ainda criança mudou-se com a família para a cidade de Araguaína, no estado do Tocantins, e posteriormente para a cidade de Ceres, em Goiás. 
niciou sua carreira participando de festivais regionais e em seguida por todo o Brasil. Seu primeiro LP, "Rela bucho", foi lançado pela RGE em 1988. No ano seguinte ganhou com este disco o II Prêmio Sharp de Música, onde recebeu o Troféu Ano Dorival Caymmi na categoria Revelação da Música Regional Brasileira. Gravou com diversos artistas como Fagner, Pena Branca e Xavantinho, Rolando Boldrin, entre outros. Entre seus parceiros estão Juraíldes da Cruz, Braguinha Barroso, Wanda d'Almeida, Hamilton Carneiro, João Gomes, Beirão, Salgado Maranhão e Telma Tavares. Em 1990, recebeu o prêmio Fiat. Lançou em 1996, o CD U cantante", pelo selo Mercantante. Dois anos depois, lançou pelo selo Brasis o CD "Brasis - As c anções e o povo".
Em 2000, foi classificado para as eliminatórias do Festival da Música Brasileira, promovido pela TV Globo, onde concorreu com sua composição em parceria com Beirão, "Baião internauta". Nesse ano, participou do Festival Novos Talentos defendendo a música "Nóis é jeca mas é jóis", de sua autoria e Juraildes da Cruz que se tornou rapidamente um clássico da música regional. Em abril de 2006, participou do Projeto Pixinguinha, em caravana que passou por Cachoeiro de Itapemirim, ES, circulando por Campinas, Tubarão e Guaratinguetá, junto com a cantora paulista Cris Aflalo, o piauiense Gilvan Santos e a Banda de Pífanos de Caruaru.  


Obra: 
  • Aliança (c/ Juraildes da Cruz)
  • Baião Internauta (c/ Beirão)
  • Beijo transparente
  • Destino sanfoneiro (c/ João Gomes)
  • Estação saudade
  • Festança
  • Hino ao Tocantins
  • Rela Bucho 
Discografia 
  • (1998) Brasis-As canções e o povo • Brasis • CD
  • (1996) Poeiras e Cantos U Cantante • Mercosom • CD
  • (1988) Rela bucho • RGE • LP
 Vídeos na Web





Contato 

(63) 3225-2070
(63) 81239170

Um comentário:

  1. 1981-Criação da música “Frutos da Terra”-tema da Televisão Anhanguera/Globo-Goiãnia-Go.
    Década de 80-Participações em programas e projetos com Pixinguinha (81, 82,83), na região Centro-Oeste, e Pixingão (83,84), no Rio de Janeiro.
    Apresentação de Shows nas salas Guiomar Novaes, em São Paulo, e Sidney Muller, no Rio de Janeiro. Participações na caravana Som Brasil-Rolando Boldrin e no programa “Som Brasil”, da Rede Globo.
    Participações e premiações em mais de uma centena de festivais e concursos de músicas, com composições próprias.
    Festival 79, TV Tupi – SP; Musicanto 83, 85, 87, 88, 96, Santa Rosa-RS. FAMPOP 83, 84, 85, 87, Avaré-SP.
    FREM 83, 84, São Paulo-SP; Festival Nacional da Canção, Sorocaba-SP.

    1986- Show “Levanta Centro Oeste”, no 1° FLAAC-Festival Latino Americano de Arte e Cultura, Brasília DF.

    1988- Gravou o 1° disco “Rela Bucho”, na gravadora RGE com produção de Rildo Hora.

    1989- Prêmio Sharp – Categoria Revelação, Ano Dorival Caymmi,pelo do LP ”Rela Bucho”.
    Apresentação e trilha sonora do programa Tocantins – TV Brasil Central / Bandeirantes, com direção de Washington Novaes.

    1990- Prêmio concorrência FIAT. A magia da arte pela montagem do projeto multimídia: ”Brasis, as canções e o povo,” show e programa para televisão-Goiânia-GO e Brasília-DF.

    1991 A 1992- Produção e apresentação do programa de televisão, “Brasis, as canções e o povo”, TV Palmas / Rede comunicatins-Palmas-To.

    1993- Criação e Produção do Cantocantins-1° Festival da canção do Estado do Tocantins, lançado em disco, LP, em 1994, pelo departamento de Cultura/ Governo do Tocantins.

    1994- Gravação para o programa Ensaio, TV Cultura, São Paulo, produção: Fernando Faro.

    1995/96- Produção, gravação e lançamento do CD “Genésio U. Cantante”, pelo selo: Mercosom/Discoteca 2001-Em Brasília, resultado do projeto Caixinha de Música, com produção de Rildo Hora.

    1996- produção artística do projeto “Temporadas Populares”, da Fundação Cultural do Distrito Federal.

    1999- Criação Produção e Apresentação do Projeto Piloto para televisão: Cantos do Tocantins, TV Anhanguera/Rede Globo.

    1999/2001- Elaboração, pesquisa e execução do projeto de registro em multimídia “Cantos do Tocantins”-O som, O ritmo e o povo. A primeira pesquisa sonora da música tocantinense, com patrocínio da FIETO, Fundação Jaime Câmara, Secretaria de Cultura do Governo do Tocantins.

    1999/2001-Participação no concurso “Novos Talentos” do Programa Domingão do Faustão, TV Globo, classificado em segundo lugar entre trinta mil candidatos interpretando a musica “Nois é Jeca Mais é Jóia”( Juraildes da Cruz)

    2001- Lançamento do CD Single “Nois é Jeca mais é Jóia” em parceria com o Jornal do Tocantins.

    2001- Participação no Festival de Música Popular Brasileira/ Rede Globo-São Paulo.
    Com a música: Baião Internauta (Genésio Tocantins/ Beirão)

    2001- Criação, elaboração e apresentação do Projeto: Genésio Tocantins Cantando Histórias nas Escolas-Arte educação através da música, dirigido a alunos da rede pública de ensino, com patrocínio da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins.

    2001- Lançamento em CD, vídeo documentário e exposição fotográfica do Projeto “Cantos do Tocantins-O som, O ritmo e o povo Espaço Cultural-Palmas Tocantins”.

    2002- Coordenação e Produção do Cantocantins-3º Festival da Canção, com gravação ao vivo do CD.

    2002- Apresentação e Composição da trilha sonora do programa ”Expresso Brasil-O Tocantins de Genésio Tocantins, TV Cultura/TV Escola, São Paulo.

    2002- Criou, roteirizou e integrou o projeto “4 Cantos do Tocantins, concerto de Música Popular Brasileira Contemporânea, com os Cantores e Compositores; Braguinha Barroso, Dorivã, Juraildes da Cruz e Genésio Tocantins, participação do violonista Silvino Antonio de Souza (Solé).

    ResponderExcluir